Marcelo Rebelo de Sousa elogia António José Seguro e fala de legado de proximidade
Publicado em 20/02/2026 21:35 • Atualizado 20/02/2026 21:37
Política
FESTIVAL

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira que todos os presidentes eleitos em democracia foram “de proximidade à sua maneira” e reconheceu esse mesmo perfil no seu sucessor, António José Seguro.

Falando em Madrid, no final de uma visita oficial a Espanha, Marcelo destacou a presença de Seguro nas áreas afetadas pelo mau tempo como exemplo de “calor humano e contacto direto com os cidadãos”. Recordou ainda momentos em que Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva se aproximaram da população, sobretudo em situações de crise.

Sobre o seu próprio legado, Marcelo sublinhou que “os portugueses decidirão” como será lembrado, destacando que, nos últimos dez anos, realizou 170 viagens oficiais que o marcaram física e intelectualmente, atravessando três períodos distintos: pré-pandemia, pós-pandemia e o atual contexto internacional marcado pela guerra na Ucrânia e desafios económicos.

O chefe de Estado realçou ainda a relação “única e especial” com Espanha e o Rei Felipe VI, salientando que a estabilidade das relações se manteve apesar das mudanças de governo, uma continuidade que confia que será preservada com António José Seguro.

Fonte:JN / Foto:José Sena Goulão

Comentários