A Força Aérea Portuguesa acaba de dar um passo decisivo na proteção do território contra incêndios florestais com a receção do sexto helicóptero UH-60 Black Hawk destinado a estas missões. O aparelho chegou na noite de 21 de fevereiro à Base Aérea n.º 8 em Ovar, depois de uma longa viagem desde os Estados Unidos, com escala técnica nos Açores.
Este helicóptero é o segundo na versão “Lima”, que traz melhorias como maior capacidade de carga e desempenho, elementos importantes para operações exigentes em condições difíceis.
O helicóptero vai agora passar por testes e aceitação final, antes de integrar de forma permanente os meios da Força Aérea. Estes aparelhos fazem parte de um programa para dotar o Estado português de meios próprios de combate aéreo a incêndios rurais, reduzindo a dependência de recursos alugados e aumentando a rapidez de resposta.
Com esta entrega, a FAP está mais próxima de completar uma frota de nove helicópteros Black Hawk nesta função — um reforço importante para a próxima época critica de incêndios.
Fonte:Lusa / Foto:Forca Aerea