MENU
Macron anuncia que missão internacional está pronta para reabrir o Estreito de Ormuz
Após acordo histórico entre Estados Unidos e Irão, coligação liderada por França e Reino Unido avança para garantir a segurança marítima na passagem estratégica.
Por Redação
Publicado em 15/06/2026 08:46
International
@Lusa

Evian, França, 15 jun 2026 — O Presidente francês, Emmanuel Macron, recorreu esta segunda-feira à rede social X para anunciar que a missão marítima internacional, desenvolvida em parceria com o Reino Unido, já se encontra totalmente operacional e preparada para avançar com a reabertura do Estreito de Ormuz. O anúncio surge no arranque da cimeira do G7 em Evian, onde Macron recebe o homólogo norte-americano, Donald Trump.

"Os meios estão disponíveis e prontos a ser mobilizados", garantiu o chefe de Estado francês, defendendo que a retoma imediata e sem entraves do tráfego marítimo na região é um fator "indispensável para a estabilidade regional e para a economia mundial". A força militar internacional terá como principal missão a desminagem e a segurança daquela via navegável, que se encontrava bloqueada desde o início do conflito em fevereiro.

A reabertura surge na sequência do entendimento alcançado no domingo entre Washington e Teerão. O Presidente dos EUA, Donald Trump, já autorizou o levantamento do bloqueio naval norte-americano, celebrando o acordo de forma entusiástica: "Navios de todo o mundo, liguem os motores. Que o petróleo flua em abundância!".

O impacto geopolítico do acordo fez-se sentir de imediato nos mercados financeiros, com o preço dos combustíveis a registar uma queda imediata de 5%. Em condições normais, o Estreito de Ormuz é a rota comercial mais importante do mundo para o setor energético, sendo responsável pelo escoamento de cerca de 20% do petróleo consumido globalmente, com especial relevância para o mercado asiático. O plano de segurança para a região será formalmente debatido e fechado pelos líderes mundiais durante os três dias da cimeira do G7.

Comentários