Porto, 23 jun 2026 (LUSA) — A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, rejeitou categoricamente qualquer intenção de responsabilizar a comunidade imigrante pela forte pressão que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) enfrenta. A governante veio a público esclarecer as suas recentes declarações, vincando que não quis fazer essa associação "de maneira nenhuma".
A polémica estalou após intervenções anteriores da tutela sobre a capacidade de resposta dos hospitais e centros de saúde, mas Ana Paula Martins fez questão de travar os alarmes e assegurar que o foco do Ministério continua a ser o reforço estrutural do sistema para todos os utentes.
A ministra sublinhou que os desafios do SNS são complexos e estruturais, envolvendo a gestão de recursos humanos e financeiros, e que a imigração não deve ser usada como bode expiatório para os problemas crónicos que o setor atravessa.
Com este esclarecimento, o Governo tenta fechar uma das frentes mais mediáticas e sensíveis da atualidade política, reafirmando o compromisso com um acesso universal e equilibrado aos cuidados de saúde em todo o país.