Baku, 24 jun 2026 (Lusa) — O líder da delegação diplomática de Teerão, Mohammad Bagher Ghalibaf, defendeu hoje que o recente compromisso estabelecido com Washington para encerrar as hostilidades militares representa, na prática, um assumir de derrota por parte do Governo norte-americano.
A posição foi assumida por Ghalibaf durante uma conferência na capital do Azerbaijão, Baku. Com transmissão assegurada pela televisão estatal do Irão, o responsável máximo pelas negociações e atual presidente do parlamento iraniano sublinhou que o entendimento alcançado no Paquistão não derivou de cedências a pressões ou ameaças externas, mas sim da "resistência e determinação" demonstradas pela população do país.
Diante deste novo cenário, o diplomata iraniano aproveitou a ocasião para vincular o futuro geopolítico da região à autonomia local, sustentando que a manutenção da segurança no Médio Oriente deve passar a ser uma responsabilidade exclusiva das nações que o integram.
No mesmo fórum, Ghalibaf estabeleceu um paralelismo direto entre o conflito interno e a situação regional, em clara referência às operações levadas a cabo por Israel. O líder parlamentar reiterou que a pacificação do território libanês assume o mesmo grau de prioridade e urgência para Teerão que o fim dos combates no próprio solo iraniano.
Em termos práticos, o processo diplomático caminha agora para uma nova fase técnica. O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Paquistão confirmou que as delegações dos Estados Unidos e do Irão têm agendado um regresso à mesa das conversações bilaterais no decorrer da próxima semana, dando continuidade ao papel mediador desempenhado por Islamabade.