A casa de Vasco Costa, candidato da coligação AD à Junta de Freguesia de Custóias, em Matosinhos, foi alvo de um disparo na manhã de segunda-feira. O incidente aconteceu enquanto Vasco estava a tomar o pequeno-almoço, por volta das 9h15, quando ouviu um grande estrondo vindo da sua sala de jantar. Ao verificar a janela, percebeu que o vidro duplo tinha sido perfurado. A PSP acredita que foi usada uma arma de pressão ou de chumbos e Vasco afirmou que vai apresentar queixa ao Ministério Público.
O candidato expressou surpresa e receio, pois nunca havia ocorrido algo semelhante naquela zona tranquila. Ele suspeita que o ataque tenha sido intencional, já que a janela atingida era a única da casa com as persianas levantadas. Embora não queira fazer conexões diretas com a campanha eleitoral, não descarta essa possibilidade.
A AD de Matosinhos, composta pelos partidos PSD e CDS-PP, denunciou um clima de intimidação contra seus candidatos na região, com mensagens ameaçadoras e pressão sobre os apoiantes, inclusive funcionários da Autarquia, que teriam sido coagidos a se afastar da campanha. Bruno Pereira, líder da coligação, criticou o ambiente antidemocrático e reafirmou o compromisso de continuar na corrida às eleições autárquicas de 2025, apesar das dificuldades.