O Município do Porto avançou com três concursos públicos para a construção de novas unidades de saúde no Cerco, Carvalhido e Nevogilde, num investimento global superior a 8 milhões de euros.
No Carvalhido, o novo centro de saúde ficará na Avenida Cidade de Xangai e terá cerca de 1.600 m², distribuídos por dois pisos. Vai acolher as Unidades de Saúde Familiar do Carvalhido e da Prelada, bem como a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP). O concurso, lançado a 21 de agosto com preço base de 3,4 milhões de euros, prevê um prazo de execução de 630 dias.
No Cerco, a futura unidade será construída nos antigos pavilhões da Escola EB 2/3, em terrenos cedidos pelo Ministério da Educação. O espaço acolherá a USF Novo Sentido e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Campanhã. O concurso, com preço base de 1,4 milhões, foi lançado com prazo de execução de 365 dias.
Já em Nevogilde, na Rua Sá de Albergaria e Avenida da Boavista, vai nascer um centro de saúde com cerca de 2.100 m² de implantação, destinado a receber as USF Garcia de Orta, Homem do Leme e a URAP. O preço base é de 3,7 milhões de euros e o prazo de execução fixado em dois anos.
Em todos os casos, as propostas devem ser submetidas em formato eletrónico através da plataforma AcinGov, entre os meses de setembro e outubro de 2025, dependendo da unidade em causa.