MENU
Caso TAP: PJ pede acesso a emails de ex-ministro e ex-secretário de Estado
Publicado em 24/09/2025 08:00
Noticias

A Polícia Judiciária realizou esta terça-feira buscas relacionadas com a indemnização de 500 mil euros paga em 2022 à antiga administradora da TAP, Alexandra Reis. A investigação procura esclarecer eventuais crimes de administração danosa, abuso de poder, participação económica em negócio e recebimento ou oferta indevidos de vantagem.

As diligências incluíram a sede da companhia aérea, um escritório de advogados em Lisboa e equipamentos informáticos da Secretaria-Geral do Governo. No decorrer da operação, a PJ solicitou ao Executivo o acesso ao conteúdo de emails trocados por Pedro Nuno Santos, então ministro das Infraestruturas, e por Hugo Mendes, à época secretário de Estado.

A indemnização a Alexandra Reis acabou por motivar a saída de Pedro Nuno Santos do Governo, no final de 2022. Confrontado pela SIC, o ex-ministro escusou-se a comentar as buscas.

Em comunicado, a TAP garantiu estar a cooperar com as autoridades, sem, no entanto, adiantar pormenores sobre o processo. A investigação está a cargo da Procuradoria da República da Comarca de Lisboa, que procura determinar se houve ilegalidades na atribuição da compensação e se outras entidades estiveram envolvidas.

Comentários