A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta quinta-feira a detenção em flagrante de uma mulher de 27 anos que tentava introduzir droga sintética no Estabelecimento Prisional do Porto. A ocorrência deu-se na passada quarta-feira, durante o período de visitas, e só foi possível graças à vigilância e colaboração do Corpo da Guarda Prisional.A suspeita foi intercetada durante o controlo de acessos, quando os guardas inspecionavam os artigos que pretendia entregar a um recluso. A atenção dos vigilantes recaiu sobre um par de sapatilhas, onde estava cuidadosamente escondida uma folha de papel.
Perante a suspeita de que o papel pudesse ter um propósito ilícito, a Guarda Prisional acionou de imediato a PJ, a autoridade competente para a investigação de ilícitos criminais nestas situações.
Após a realização de um exame pericial, confirmou-se que a folha estava impregnada com um forte canabinoide sintético, uma forma de droga que, por ser dissimulada, representa um desafio crescente nas prisões. A mulher foi imediatamente detida.
A PJ informou que a detida, que não possuía antecedentes criminais, será presente a tribunal para o primeiro interrogatório judicial, onde serão aplicadas as respetivas medidas de coação.