MENU
Serenata da Receção ao Caloiro 2025: Porto celebra a meia-noite nos Aliados com Fado e grandes Condicionamentos de Trânsito
Publicado em 17/10/2025 05:45
Noticias

Porto Veste-se de Negro: Serenata Marca o Início da Integração Académica e Altera Trânsito no Centro

A rentrée académica do Porto entra oficialmente em ação com a tradicional Serenata da Receção ao Caloiro 2025, um dos momentos mais simbólicos da vida estudantil da cidade. O evento, que dá o mote para a integração dos novos estudantes, está agendado para a meia-noite de segunda-feira, 20 de outubro, na emblemática Avenida dos Aliados, e contará com as atuações de grupos de fado académico.

A celebração marca o arranque da Semana de Receção ao Caloiro, que se prolonga até ao dia 27 de outubro e incluirá iniciativas como o Dia da Beneficência, o Cascus Paper, a Noite Negra e o culminar com o tradicional Cortejo da Latada, que terminará com o batismo solene dos caloiros na Fonte dos Leões.

Impacto no Trânsito e Estacionamento

Para garantir a segurança e o bom decorrer da cerimónia, a Câmara Municipal do Porto informou que a realização da Serenata implicará significativos condicionamentos de trânsito e estacionamento no centro da cidade. As alterações estarão em vigor entre as 21h30 de domingo, 19 de outubro, e as 03h30 de segunda-feira, 20 de outubro.

O trânsito estará totalmente cortado em artérias chave como os Aliados (arruamentos nascente e poente), Praça da Trindade, Rua dos Heróis e dos Mártires de Angola e Rua do Clube dos Fenianos, entre outras vias adjacentes.

Além do corte de trânsito, será proibida a paragem e o estacionamento em várias zonas, como as bolsas laterais da Praça do General Humberto Delgado, Avenida dos Aliados (frente ao n.º 266) e em troços das Ruas de Ramalho Ortigão, Guilherme da Costa Carvalho, Dr. António Luís Gomes e Rodrigues Sampaio.

A autarquia alerta ainda para a implementação de sentidos únicos temporários em ruas como Camões, Ceuta, José Falcão, Almada e Praça de D. Filipa de Lencastre.

A Polícia assegurará os condicionamentos, que podem ser consultados em detalhe e em tempo real na Plataforma de Trânsito do Município do Porto. Recomenda-se a utilização de transportes públicos e a consulta prévia dos desvios para quem se deslocar na zona central durante o período do evento.

Comentários