MENU
Santo Tirso Bate Recorde Nacional com 24 Escolas Premiadas pelo Trabalho em Sustentabilidade
Publicado em 25/10/2025 06:00
Noticias

Município de Santo Tirso Lidera o País em Boas Práticas Ambientais com o Maior Número de Distinções Eco-Escolas

Santo Tirso consolidou a sua reputação como um município de excelência em matéria de educação e práticas ambientais, ao alcançar um feito inédito: 24 das suas escolas foram agraciadas com o prestigiado Galardão Eco-Escola para o ano letivo 2024-2025. Este número recordista coloca Santo Tirso no topo da lista nacional de estabelecimentos de ensino reconhecidos.

A consagração aconteceu esta quinta-feira, durante a celebração do Dia Nacional das Bandeiras Verdes, em Paredes, um evento que reuniu milhares de participantes, incluindo alunos, professores e responsáveis autárquicos.

A lista de escolas galardoadas é extensa e abrange todos os ciclos de ensino, desde o Jardim de Infância das Fontaínhas até às escolas profissionais (Cidenai, Agrícola Conde de São Bento e Oficina), passando por diversas escolas básicas e secundárias, como a Tomaz Pelayo, D. Afonso Henriques e a D. Dinis.

Para além do reconhecimento individual das escolas, o trabalho de coordenação e envolvimento municipal também mereceu destaque. O município de Santo Tirso foi distinguido com uma Menção Honrosa pelo seu papel no projeto “Rota Concelhia de Ação pelo Clima 2025”. Os Agrupamentos de Escolas D. Afonso Henriques e de S. Martinho também foram reconhecidos como Eco-Agrupamentos.

O Galardão Eco-Escola, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, premeia anualmente o mérito dos estabelecimentos que se empenham na criação de uma cultura ambientalmente responsável e na implementação de medidas sustentáveis. A adesão de Santo Tirso ao programa, coordenado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, remonta ao ano letivo 2002/2003, demonstrando um compromisso de longa data com o Desenvolvimento Sustentável. O recorde alcançado sublinha a eficácia das políticas ambientais e educativas implementadas no concelho.

Comentários