MENU
Crise na Autarquia de Santo Tirso: Câmara 'Fecha a Porta' das Cantinas aos Vereadores da Oposição"
Publicado em 13/11/2025 21:40
Noticias
RÁDIO FESTIVAL

Os ânimos políticos aqueceram em Santo Tirso, mas o palco da discórdia não foi a Câmara, e sim a cantina municipal. A Lusa noticiou que os vereadores da oposição foram impedidos de almoçar nas instalações reservadas aos trabalhadores da autarquia.

A situação gerou um clima de indignação entre os membros não-governamentais, que viram esta medida como um ato de discriminação política e uma tentativa de os afastar do convívio e contacto com os funcionários municipais.

Fontes da oposição alegam que a utilização da cantina era uma prática consolidada e que o veto recente representa uma ruptura nas relações institucionais. O acesso à cantina é visto por muitos como um pequeno, mas simbólico, privilégio que permite um ambiente de maior proximidade com o dia-a-dia dos serviços municipais.

Por outro lado, o executivo municipal terá justificado a decisão, argumentando que a cantina se destina exclusivamente aos funcionários no ativo e que os vereadores da oposição, mesmo com pelouro ou em regime de permanência, não se enquadram neste estatuto para efeitos de utilização daquele serviço.

Este "bloqueio alimentar" está a ser interpretado como mais um sinal da tensão crescente entre a maioria e a minoria na Câmara Municipal de Santo Tirso, transformando a pausa para o almoço numa nova frente de combate político.

Fonte: Lusa

Comentários