O Imposto Único de Circulação (IUC) vai sofrer uma importante alteração na sua forma de cobrança, com o objetivo de simplificar a vida dos contribuintes e desvincular o pagamento do mês de matrícula do veículo. Conforme anunciado pelo Ministro da Presidência, António Leitão Amaro, o novo regime definitivo entra em vigor em 2028, mas já terá uma fase de transição em 2027. O governante fez questão de sublinhar que esta mudança se trata de uma simplificação processual e não acarreta qualquer aumento no valor do imposto. A partir de agora, o objetivo é que o IUC tenha um mês certo para ser liquidado, à semelhança do que acontece com a maioria dos outros impostos em Portugal. No próximo ano, 2026, mantém-se o modelo atual de pagamento no mês da matrícula.As Novas Datas
2027 (Fase Transitória): Os valores de IUC inferiores a 500 euros deverão ser pagos em outubro. Os montantes superiores a 500 euros poderão ser divididos em prestações entre julho e outubro.
2028 (Regime Definitivo): Entra em vigor o regime completo com datas fixas de fracionamento. Impostos até 100 euros são liquidados em abril. Valores até 500 euros podem ser divididos em duas prestações, a pagar entre abril e outubro. Finalmente, os montantes superiores a 500 euros serão repartidos por três prestações, com os pagamentos a ocorrerem em abril, julho e outubro.