O Centro Cultural de Viana do Castelo é, este fim de semana, dias 13 e 14 de dezembro, o palco do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). Sob o lema Poder Local - A proximidade que transforma Portugal, centenas de autarcas reúnem-se para debater o futuro da administração autárquica e proceder à renovação dos seus órgãos sociais.O primeiro dia do Congresso tem um cariz marcadamente eletivo. Serão eleitos os novos membros da Mesa do Congresso, Conselho Geral, Conselho Diretivo e Conselho Fiscal da Associação, cujos mandatos vigorarão entre 2025 e 2029.
Além das votações, o programa contempla a discussão de matérias estruturais para o desenvolvimento municipal, com destaque para a Autonomia e Descentralização, o Financiamento Local e as estratégias de Sustentabilidade e Coesão.
Os trabalhos culminam no domingo com a votação de uma Resolução, que se tornará o documento político basilar e a linha orientadora de ação da ANMP ao longo do próximo mandato.
A sessão solene de abertura contará com a intervenção do anfitrião, Luís Nobre (Presidente da Câmara de Viana do Castelo), da presidente cessante da ANMP, Luísa Salgueiro, de Carlos Moedas (Presidente da Mesa do Congresso e Conselho Geral) e de Castro Almeida (Ministro da Economia e da Coesão Territorial). A sessão de encerramento contará com as palavras dos novos eleitos e a presença do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.