MENU
Bruxelas Reforçou Cercos Sanitários Após Disseminação da Gripe Aviária em 74 Novos Focos 15 de dezembro de 2025
Publicado em 16/12/2025 07:30
Nacional

A Comissão Europeia (CE) procedeu ontem à atualização das áreas de proteção e vigilância contra a Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP), uma medida de emergência desencadeada pelo registo de 74 novos surtos em explorações avícolas por toda a União Europeia e Irlanda do Norte.A decisão, publicada no Jornal Oficial da União Europeia (JOEU) de ontem, refletiu a crescente pressão viral, que já afetara explorações em 18 Estados-Membros, incluindo Portugal.

18 Países Afetados: Os focos de GAAP foram confirmados em criadores de aves de capoeira ou em cativeiro na Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chéquia, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Países Baixos, Polónia, Suécia e Portugal.

Aceleração Recente: Desde a última revisão, doze países notificaram novos casos, forçando a CE a redefinir as zonas de restrição para conter a propagação do vírus.

Situação em Portugal: Na semana passada, Portugal reportou mais dois novos focos em Lisboa e Aveiro, elevando o total acumulado para 46 surtos desde o início do ano.

O objetivo da Bruxelas foi mitigar os graves riscos económicos que esta doença viral representava para o setor avícola da UE, que incluíam perdas de produtividade e perturbações no comércio intra-União e nas exportações internacionais. A redefinição dos limites das zonas de proteção e vigilância visou, essencialmente, impedir a disseminação descontrolada do vírus.

Comentários