O Plano de Emergência do Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, foi ativado na manhã desta quarta-feira na sequência de uma situação técnica registada numa aeronave da companhia aérea Jet2.com.
O alerta foi dado às 10h26, após a indicação de problemas mecânicos num Boeing 737-800 que fazia a ligação entre Londres Stansted e Fuerteventura, nas Ilhas Canárias, com 179 pessoas a bordo. Perante a informação recebida, a Proteção Civil declarou alerta vermelho e foram imediatamente acionados todos os meios de emergência previstos para este tipo de ocorrência.
As autoridades aeroportuárias colocaram equipas e recursos em prevenção, incluindo a preparação de corredores de emergência, de forma a garantir uma resposta rápida caso a situação se agravasse.
O avião acabou por aterrar em segurança às 10h47, sem qualquer incidente, confirmou fonte da ANA Aeroportos. Após a aterragem e depois de afastados quaisquer riscos adicionais, os meios de emergência foram desmobilizados e a operação normal do aeroporto foi retomada.
Fonte: CNN PORTUGAL / IMAGEM JET2