O Governo anunciou esta quarta-feira que os trabalhadores da função pública vão beneficiar de tolerância de ponto nos dias 24, 26 e 31 de dezembro, tornando as festividades de 2025 ainda mais prolongadas. A medida foi oficializada através de um despacho assinado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, e destina-se aos serviços da administração direta do Estado e aos institutos públicos.
Este ano, o dia 26 de dezembro cai numa sexta-feira, o que motivou o Executivo a conceder o dia de folga adicional, algo que não ocorria nos anos anteriores. Segundo o despacho, a decisão tem em conta a “deslocação de muitas pessoas para fora dos seus locais de residência no período de Natal e de Ano Novo, visando reuniões familiares”.
O documento ressalva que alguns serviços essenciais continuarão a funcionar normalmente por razões de interesse público. Nesses casos, os dirigentes máximos devem organizar uma dispensa equivalente para os trabalhadores, garantindo a continuidade e qualidade do serviço.
Com esta decisão, os funcionários públicos poderão desfrutar de um fim de ano mais prolongado, combinando celebrações familiares com merecido descanso, num período tradicionalmente marcado por viagens e encontros.
Fonte: Lusa