MENU
Promessa cumprida: Chega a Portugal o primeiro comboio Stadler anunciado pelo Presidente da CP
Publicado em 18/12/2025 13:43
Nacional
Rádio Festival
  1. A confirmação oficial surge poucos dias depois de o Dr. Pedro Moreira ter revelado, em entrevista à Rádio Festival, que a renovação da frota regional estava prestes a começar. O primeiro dos 22 comboios já está em solo nacional.

O anúncio tinha sido feito num cenário de grande simbolismo: o passado dia 13 de dezembro, durante as celebrações do centenário da Locomotiva a vapor 0186 e da tradicional viagem de Natal para Ermesinde. Na altura, em entrevista à Rádio Festival, o Presidente da Administração da CP, Dr. Pedro Moreira, tinha "levantado o véu" sobre o futuro próximo, prometendo a chegada iminente das novas unidades para modernizar o serviço ferroviário.

A concretização da promessa

Dito e feito. Já se encontra em Portugal a primeira unidade do modelo FLIRT, da fabricante suíça Stadler. Este é o primeiro exemplar da série CP 2700, uma frota que o Dr. Pedro Moreira destacou como essencial para a estratégia de coesão e modernização da empresa.

"O Presidente da CP já tinha antecipado este momento à Rádio Festival, sublinhando que este investimento de 158 milhões de euros é o motor para uma ferrovia mais sustentável e eficiente."

O que trazem de novo estes comboios?

Esta primeira unidade entregue é bimodo (funciona a eletricidade e a diesel), o que permite uma enorme flexibilidade nas linhas que ainda não estão totalmente eletrificadas. Com capacidade para 369 passageiros, a nova série oferece:

Conectividade: Wi-Fi gratuito e tomadas em todos os lugares para carregar telemóveis e portáteis.

Velocidade: Capacidade para atingir os 160 km/h.

Inclusividade: Espaços amplos para bicicletas e zonas totalmente adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida.

Um passo para o futuro

Das 22 unidades encomendadas, 10 serão puramente elétricas (financiadas pelo PACS – Programa para a Ação Climática e Sustentabilidade). Esta renovação, agora confirmada após a promessa pública na Rádio Festival, responde ao aumento da procura por transporte público e reforça o compromisso da CP com a transição energética.

Comentários