O consumo de bacalhau em Portugal voltou a confirmar a forte ligação dos portugueses a este produto, com cerca de 55 mil toneladas consumidas no ano passado. De acordo com o Conselho Norueguês das Pescas, aproximadamente um terço desse consumo acontece na época do Natal, período que continua a ser o pico anual.
Cada português consome, em média, cerca de 15 quilos de bacalhau por ano, colocando o país no topo do ranking mundial de consumo. Portugal lidera também os destinos de exportação de bacalhau salgado seco, com mais de 81 mil toneladas importadas, a que se junta ainda o bacalhau salgado verde, posteriormente transformado no país.
Espanha, Itália e Brasil surgem como outros mercados de relevo para este produto.
O Conselho Norueguês das Pescas explica que o preço do bacalhau tem registado oscilações devido à redução das quotas de pesca, consequência das políticas de gestão dos stocks nos mares da Noruega. Com menor disponibilidade do peixe, é expectável que os preços continuem a subir.
Ainda assim, apesar do aumento dos preços, o bacalhau mantém-se como um elemento essencial da gastronomia portuguesa, o que tem permitido que o consumo se mantenha estável.
Fonte: Lusa