A Polícia Judiciária de Aveiro deteve uma mulher de 19 anos e um homem de 27, suspeitos de adquirirem medicamentos com codeína através de receitas falsas, para o fabrico de drogas recreativas conhecidas como ‘Purple Drank’ ou ‘Lean’, que seriam depois comercializadas em outros países.
Segundo a PJ, os detidos deslocavam-se intencionalmente ao território nacional para comprar os medicamentos em grandes quantidades, utilizando documentos falsificados para enganar farmácias e profissionais de saúde.
Durante a operação, além da detenção em flagrante, foram apreendidas várias receitas guardadas em suportes eletrónicos, que poderiam ser reutilizadas repetidamente na aquisição de medicamentos.
O homem de 27 anos, com antecedentes por tráfico de estupefacientes, e a jovem de 19 anos serão agora apresentados às autoridades judiciais da comarca de Aveiro para interrogatório e eventual aplicação de medidas de coação.
A PJ sublinha que esta ação visa combater a produção e o tráfico de drogas recreativas, protegendo a saúde pública e interrompendo circuitos de comercialização internacional.
Fonte: Lusa