MENU
Neve Coloca País em Alerta: Estradas em Risco e Distritos Sob Avisos do IPMA
Publicado em 20/12/2025 18:33
Nacional
RÁDIO FESTIVAL

Portugal continental enfrenta este fim de semana um agravamento significativo das condições meteorológicas, com vários distritos sob aviso devido à queda de neve. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), seis distritos estão em aviso laranja — o segundo mais grave da escala — e outros quatro sob aviso amarelo, situação que poderá prolongar-se até à manhã de domingo.

Os distritos de Guarda, Castelo Branco, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Viseu são os mais afetados, com previsões de queda de neve intensa em diferentes períodos entre este sábado e domingo de manhã. O IPMA alerta para possíveis constrangimentos sérios, nomeadamente estradas condicionadas ou mesmo interditas, formação de gelo, danos em árvores e estruturas e perturbações no abastecimento local.

Em aviso amarelo estão os distritos do Porto, Bragança, Aveiro e Coimbra. Apesar de ser um nível inferior, o instituto meteorológico sublinha que também nestas regiões a neve acumulada e o gelo poderão causar dificuldades à circulação rodoviária e ao normal funcionamento de serviços.

A situação meteorológica deverá manter-se instável nos próximos dias. Para segunda-feira, o IPMA já emitiu novos avisos amarelos para seis distritos do Norte e Centro, devido à continuação da queda de neve, sobretudo nas zonas mais elevadas.

O início oficial do inverno acontece no domingo, trazendo consigo chuva, neve e temperaturas baixas, com máximas previstas entre os 4 e os 14 graus. Uma massa de ar polar marítima está a afetar o território continental, provocando descidas acentuadas da cota de neve, que poderá baixar para os 600 metros em alguns locais.

 

Nas serras do Norte e Centro, como a Serra da Estrela, Gerês, Marão ou Montemuro, a acumulação de neve poderá ser significativa, atingindo entre 5 e 15 centímetros, e ultrapassando os 20 ou 30 centímetros nos pontos mais altos. O IPMA recomenda especial cautela, sobretudo na circulação em zonas montanhosas, onde há condições favoráveis à formação de gelo.

Fonte:Lusa

Comentários