O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou este sábado uma proposta estrutural que promete mudar a forma como os alunos ingressam na universidade. A partir de 2026, o Governo pretende que o acesso ao Ensino Superior seja feito através da exigência de apenas uma prova de ingresso obrigatória para a maioria dos cursos de licenciatura.
Esta medida visa simplificar um sistema que, atualmente, obriga muitos alunos a realizarem múltiplos exames nacionais para garantir uma vaga. O Ministro defende que esta alteração não irá baixar a exigência, mas sim permitir uma maior "focalização e equidade" no processo de candidatura.
A medida já está a gerar debate entre as associações de estudantes e reitores. Enquanto uns saúdam a redução da pressão sobre os jovens, outros temem que a seleção se torne menos rigorosa em cursos de alta competitividade, como Medicina ou Engenharia Aeroespacial.
A proposta seguirá agora para consulta pública e negociação com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).