A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga emitiu esta terça-feira um alerta à população devido à circulação de mensagens SMS fraudulentas que utilizam, de forma abusiva, o nome da instituição para tentar enganar os utentes.
Segundo a ULS, as mensagens fazem referência a alegados valores em dívida por serviços de saúde e incluem uma entidade e referência para pagamento, informação que a unidade garante ser totalmente falsa. Trata-se de um esquema de phishing, destinado a levar os destinatários a efetuar pagamentos indevidos.
Em comunicado, a ULS Braga esclarece que nunca envia mensagens SMS com dados para pagamento. Os valores eventualmente devidos pelos utentes são liquidados apenas presencialmente nas instalações da instituição ou através de referência e entidade comunicadas por carta oficial ou por e-mail, apenas quando solicitado pelo próprio utente.
A entidade adianta que já está a desenvolver as diligências necessárias junto das autoridades competentes para travar este tipo de crime.
Ao mesmo tempo, apela à população para que não responda às mensagens, não siga quaisquer instruções nelas contidas e elimine de imediato as SMS suspeitas. Em caso de dúvida ou tentativa de burla, os cidadãos devem contactar de imediato as autoridades policiais.
“A segurança e a proteção dos nossos utentes são prioridades para a ULS Braga”, sublinha a instituição, que pede a colaboração de todos na prevenção deste tipo de crimes.
Fonte Lusa