A 31.ª edição da São Silvestre Cidade do Porto, que se realiza este domingo, vai provocar fortes condicionamentos ao trânsito e ao estacionamento, sobretudo na zona da baixa, levando a Câmara Municipal do Porto a aconselhar os cidadãos a retirarem previamente as viaturas dos locais interditos.
De acordo com a autarquia, entre as 00h00 e as 22h00 haverá restrições ao estacionamento na Praça do General Humberto Delgado e na Rua de Camões. Já entre as 09h00 e as 22h00, o trânsito estará totalmente cortado em várias artérias centrais, como a Praça do General Humberto Delgado, Avenida dos Aliados, Rua do Dr. António Luís Gomes, Praça da Trindade e Rua da Trindade.
A partir das 14h00 e até às 22h00, os cortes de circulação estendem-se ainda à Praça da Liberdade, Rua do Clube dos Fenianos, Rua do Dr. Magalhães Lemos e Rua de Elísio de Melo, entre outras vias.
Durante o mesmo período, algumas ruas terão circulação condicionada a um único sentido, como a Rua do Almada, Rua de José Falcão e Praça de Guilherme Gomes Fernandes (norte-sul), enquanto a Rua de Sá da Bandeira e a Rua Formosa funcionarão apenas no sentido sul-norte.
O Túnel dos Almadas estará encerrado ao trânsito entre as 14h00 e as 22h00, assim como várias zonas nas imediações da Praça da Liberdade, Praça Almeida Garrett, Passeio das Fontainhas, Rua da Alegria, Rua Damião de Góis, Viaduto de Gonçalo Cristóvão, áreas da Avenida da Boavista e Avenida Rodrigues de Freitas, entre outros arruamentos.
A Câmara do Porto alerta ainda que, durante os cortes totais de via, as paragens da STCP e dos operadores interurbanos situadas no percurso da prova estarão temporariamente desativadas, podendo também haver limitações no acesso a parques de estacionamento localizados ao longo do trajeto.
A prova deste domingo conta com cerca de 18 mil participantes, distribuídos pela corrida principal de 10 quilómetros, com 14 mil inscritos, e pela caminhada de cinco quilómetros, que reúne cerca de quatro mil pessoas, prometendo encher as ruas da cidade de desporto — e impor fortes restrições à circulação automóvel.
Fonte sicnoticias Foto: Agora Porto (agoraporto.pt)