O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, irá este domingo para os Estados Unidos, onde se reunirá com o presidente Donald Trump na segunda-feira, anunciou um responsável israelita à AFP. A agenda da reunião deverá ser extensa, incluindo a implementação da segunda fase do cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Este será o quinto encontro entre os dois líderes desde o regresso de Trump à Casa Branca, há quase um ano. O próprio presidente norte-americano referiu recentemente que Netanyahu “quer vê-lo” na sua propriedade em Mar-a-Lago, na Florida.
Segundo a imprensa israelita, Netanyahu e Trump discutirão também questões relacionadas com o Irão, considerado o principal inimigo de Israel, além da situação na Síria, o Hezbollah no Líbano e outros temas de segurança regional.
A segunda fase do cessar-fogo, prevista pelo plano de paz norte-americano, visa o desarmamento do Hamas, a retirada gradual das forças israelitas da Faixa de Gaza, a criação de uma autoridade de transição e o envio de uma força internacional de estabilização. O processo continua frágil, com acusações mútuas de violações entre israelitas e palestinianos.
Antes de iniciar as negociações, Israel exige a devolução do corpo do último refém em Gaza, o agente policial Ran Gvili, que o Hamas afirma ainda não ter localizado. A administração Trump pretende anunciar rapidamente um Governo de tecnocratas palestinianos para liderar a autoridade de transição, mas fontes da Casa Branca expressam crescente frustração com ações de Netanyahu que podem comprometer o frágil cessar-fogo e o processo de paz.
FontejornaldenoticiasimagemLeah Millis / Reuters