MENU
Fim de semana negro nas estradas: quatro mortos e dezenas de detenções por álcool ao volante
Publicado em 29/12/2025 15:15 • Atualizado 29/12/2025 15:15
Justiça
FESTIVAL

Quatro pessoas perderam a vida nas estradas portuguesas durante o fim de semana, no âmbito das operações especiais de Natal e Ano Novo levadas a cabo pela GNR e pela PSP. O balanço divulgado pelas duas forças de segurança revela ainda 144 condutores detidos por condução sob o efeito do álcool.

Entre sábado e domingo foram registados 519 acidentes rodoviários em todo o país, dos quais resultaram 161 feridos, incluindo 13 em estado grave e 148 com ferimentos ligeiros.

Relativamente às vítimas mortais, a PSP registou um óbito na sequência de um acidente ocorrido a 28 de dezembro, em Vila Nova de Gaia. A GNR contabilizou três mortes: uma provocada por um despiste no dia 27, no distrito de Santarém, outra por despiste a 28 de dezembro, em Torres Vedras, e uma terceira vítima numa colisão no mesmo dia, na Lixa, concelho do Porto.

No mesmo período, foram detidas 242 pessoas pelas duas forças policiais. A maioria das detenções esteve relacionada com a condução sob o efeito do álcool, com 144 casos registados: 54 pela PSP e 90 pela GNR, todos com taxas de alcoolemia iguais ou superiores a 1,2 gramas por litro de sangue.

As autoridades detiveram ainda 46 pessoas por condução sem carta válida. A PSP registou também seis detenções por furtos e roubos e identificou 16 suspeitos de tráfico de droga, tendo sido apreendidas mais de 12 mil doses individuais de estupefacientes.

Face aos números, a PSP voltou a apelar à prudência na estrada, pedindo aos condutores que reduzam a velocidade, sobretudo em zonas com grande afluência de pessoas, como áreas comerciais e proximidades de passadeiras, reforçando a necessidade de comportamentos responsáveis durante o período festivo.

Fontejornardenoticias© Global Imagens

Comentários