MENU
Seis mortos nas estradas no Ano Novo: álcool, velocidade e telemóvel entre as principais infrações
Publicado em 30/12/2025 09:53
Noticias
FESTIVAL

Seis pessoas perderam a vida nas estradas portuguesas e 170 condutores foram detidos por condução sob o efeito do álcool entre sábado e segunda-feira, no âmbito das operações de fiscalização da GNR e da PSP durante o período do Ano Novo.

De acordo com os comunicados divulgados esta terça-feira pelas duas forças de segurança, foram registados 899 acidentes rodoviários nesse período, resultando em seis vítimas mortais, 21 feridos graves e 266 feridos ligeiros. As operações especiais de segurança rodoviária decorrem até ao próximo domingo, dia 4 de janeiro.

Relativamente às mortes, a PSP contabilizou duas vítimas em acidentes ocorridos em Vila Nova de Gaia e na zona de Benfica, em Lisboa. Já a GNR registou óbitos nos distritos de Santarém, Lisboa, Porto e Coimbra.

Durante os três dias de fiscalização, 170 condutores foram detidos por apresentarem uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 gramas por litro. Foram ainda detidas 779 pessoas por conduzirem sem carta ou habilitação legal.

Entre as infrações mais frequentes detetadas pela PSP e pela GNR destacam-se o excesso de velocidade, com 775 autos levantados, o uso indevido do telemóvel durante a condução, com 101 infrações, a falta de inspeção periódica obrigatória, com 619 situações registadas, e a não utilização ou utilização incorreta do cinto de segurança e dos sistemas de retenção para crianças, com 107 contraordenações.

No mesmo período, a PSP deu ainda conta de 11 detenções por crimes contra a propriedade, nomeadamente furtos e roubos, e de 19 suspeitos por tráfico de droga, tendo sido apreendidas quase 15 mil doses individuais de estupefacientes.

As autoridades apreenderam também duas armas de fogo, 10 armas brancas, oito munições, duas outras armas e mais de 300 artigos de pirotecnia.

 

As operações especiais da PSP e da GNR decorrem desde 18 de dezembro e prolongam-se até 4 de janeiro, com o objetivo de reforçar a segurança durante as festividades do Natal e do Ano Novo.

Fonte cnnportugal/imagemdr

Comentários