MENU
Impacto Europeu: Projetos Inovadores que Transformam Portugal Recebem Distinção
Publicado em 01/01/2026 03:00
International
FESTIVAL

Iniciativa da Agência para o Desenvolvimento e Coesão premeia cinco ideias financiadas por fundos comunitários que melhoraram a qualidade de vida e a integração social no país.Os fundos da União Europeia são frequentemente associados a grandes infraestruturas, mas uma recente premiação da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C) veio colocar o foco no lado humano e social deste investimento. Ao distinguir cinco projetos de áreas tão distintas como a ciência, a saúde e a solidariedade, a iniciativa sublinhou como o capital europeu está a ser aplicado para gerar mudanças reais nas comunidades locais.

Um dos grandes destaques desta edição foi um programa de integração de minorias no Fundão, que se tornou um caso de sucesso ao utilizar verbas comunitárias para promover a inclusão social e a coesão no território.

O Valor da Transparência no Investimento

Durante a cerimónia de entrega dos prémios, o Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, reforçou a importância de dar visibilidade a estes sucessos. Segundo o governante, é fundamental que o público compreenda onde e como o dinheiro é aplicado, demonstrando que os programas Portugal 2020 e Portugal 2030 vão muito além dos números: traduzem-se em melhorias diretas no quotidiano dos cidadãos.

"Os fundos têm de se dar a conhecer para que seja mostrado o que estamos a mudar na vida das pessoas", afirmou o ministro.

Diversidade de Áreas Premiadas

Os vencedores representam um espectro alargado da intervenção pública em Portugal:

Apoio Social: Projetos focados na assistência às populações mais carenciadas.

Desenvolvimento Local: Iniciativas de integração e dinamização de comunidades rurais.

Inovação e Ciência: Investigação financiada que coloca Portugal na vanguarda do conhecimento europeu.

Estes prémios surgem num momento de reflexão sobre os 40 anos de Portugal na União Europeia, servindo como um lembrete de que, apesar dos desafios macroeconómicos, o financiamento europeu continua a ser o motor de projetos que moldam o futuro da sociedade portuguesa.

Fonte- JN

Imagem - Pwc Portugal

Comentários