Entram hoje em funcionamento sete novas linhas da rede de autocarros Unir, com o objetivo de reforçar as ligações intermunicipais e melhorar a mobilidade na Área Metropolitana do Porto. As novas carreiras incluem percursos rápidos, muitos deles pela autoestrada, ligando zonas residenciais, comerciais e universitárias.
Entre as novidades estão as linhas 2046, que liga Santa Maria da Feira à Boavista, e a 2059, entre a Universidade de Aveiro e a zona comercial de Santa Maria da Feira. Arrancam também a 3534, entre Vila do Conde e a Maia, a 5023, que liga Matosinhos à Maia via Leça do Balio, a 8042, entre Gondomar e o Parque Nascente, a 9088, entre Lourosa/Fiães e o Polo Universitário, e a 9511, que passa a assegurar uma ligação direta e rápida entre Espinho e a Boavista.
A primeira linha a iniciar serviço é a 9511, com partidas desde as 06:00, seguindo-se ao longo da manhã as restantes ligações, de forma faseada. Segundo a Transportes Metropolitanos do Porto, estas novas linhas vêm reforçar a oferta de transporte público, promovendo deslocações mais rápidas, confortáveis e sustentáveis em toda a região.
A operação da rede Unir continua distribuída por vários operadores, consoante os diferentes lotes geográficos da Área Metropolitana do Porto, assegurando o funcionamento do serviço nos setores Norte Nascente, Norte Poente, Norte Centro, Sul Poente e Sul Nascente.
FonteJNFotoJaime Silva/JPN