O piloto português Gonçalo Guerreiro venceu esta segunda-feira a segunda etapa do Rali Dakar, na categoria de SSV, reforçando o bom início de participação portuguesa na 48.ª edição da prova, que decorre até 17 de janeiro na Arábia Saudita.
Navegado pelo brasileiro Maykel Justo, Gonçalo Guerreiro, ao volante de um Polaris RZR, foi o mais rápido no percurso entre Yanbu e Al-Ula, com cerca de 400 quilómetros cronometrados. O português terminou a etapa com 1 minuto e 2 segundos de vantagem sobre o francês Florent Vayssade, enquanto o também francês Xavier de Soultrait fechou o pódio, a 2 minutos e 46 segundos.
Ainda nos SSV, Alexandre Pinto, atual campeão mundial, concluiu a etapa na sétima posição, a 14 minutos e 56 segundos do vencedor. João Monteiro foi 15.º, Bruno Martins terminou em 26.º, Hélder Rodrigues em 27.º e João Dias em 31.º.
Na classificação geral da categoria, Gonçalo Guerreiro ocupa o segundo lugar, a 1 minuto e 47 segundos do líder, Xavier de Soultrait. Alexandre Pinto segue em sétimo, enquanto João Monteiro é 13.º, Hélder Rodrigues 24.º, João Dias 25.º e Bruno Martins 33.º.
Na prova de automóveis, João Ferreira, aos comandos de um Toyota Hilux, terminou a etapa na quinta posição, a 4 minutos e 56 segundos do vencedor, o norte-americano Seth Quintero. Apesar de ter rodado grande parte do dia no quarto lugar, o piloto português perdeu algum tempo no setor final, marcado por zonas muito pedregosas.
Com este resultado, João Ferreira subiu ao sexto posto da geral, a 2 minutos e 1 segundo do novo líder, o qatari Nasser Al-Attiyah. O português destacou a dureza da etapa, sublinhando que o principal objetivo tem sido reduzir a distância para o primeiro classificado.
Na categoria Challenger, Pedro Gonçalves foi o sétimo mais rápido, enquanto Rui Carneiro terminou no 11.º lugar. Na geral, Pedro Gonçalves é nono e Rui Carneiro ocupa a décima posição.
Nas motas, o australiano Daniel Sanders venceu a especial e assumiu a liderança da prova. O melhor português foi Martim Ventura, que terminou em sexto lugar e venceu entre os pilotos da categoria Rally 2. Bruno Santos foi 27.º, Pedro Pinheiro 57.º e Nuno Silva 81.º. Na geral, Martim Ventura segue em 11.º, sendo segundo classificado da Rally 2.
A terceira etapa do Dakar disputa-se esta terça-feira, com partida e chegada em Al-Ula, num total de 666 quilómetros, dos quais 422 serão disputados ao cronómetro.
FonteJNimagem DPPI VIA AFP