MENU
Conselho Metropolitano do Porto decide destituir administração da TMP
Publicado em 07/01/2026 11:56
Transportes
FESTIVAL

O Conselho Metropolitano do Porto vai decidir esta sexta-feira a destituição do conselho de administração da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), liderado por Marco Martins, e a nomeação imediata de novos membros, segundo a ordem de trabalhos a que a Lusa teve acesso.

Marco Martins, que assumiu a presidência há 11 meses, afirmou tratar-se de uma "decisão política" e destacou o trabalho realizado, mostrando orgulho por ter sido o primeiro presidente da TMP. O ex-presidente da Câmara de Gondomar sublinhou que deixa a empresa com o planeamento de 2026 concluído e desejou que a nova administração dê continuidade ao projeto.

A TMP foi formalmente criada em janeiro de 2025, reunindo as funções do TIP (Transportes Intermodais do Porto) e as competências da Área Metropolitana do Porto na área da mobilidade, incluindo a gestão da rede Andante e contratos com operadores da rede Unir. Marco Martins, Luís Osório e Carla Vale assumiram funções no conselho em fevereiro do mesmo ano.

 

Além da destituição da administração, a reunião irá votar a substituição do representante da Área Metropolitana na vice-presidência da assembleia-geral, bem como o plano de atividades e orçamento da TMP para 2026.

FonteJNimagemarquivo

Comentários