MENU
Varandas explode contra árbitros e acusa “40 anos de fruta” no futebol português
F. C. Porto reage e apresenta queixa ao Conselho de Disciplina após polémicas declarações do presidente do Sporting
Publicado em 09/01/2026 11:15
Desporto
FESTIVAL

Após a goleada do Sporting sobre o V. Guimarães (4-1), Frederico Varandas não se conteve e lançou duras críticas ao sistema de arbitragem em Portugal. Na zona mista do Estádio D. Afonso Henriques, o presidente dos leões denunciou uma alegada falta de independência: "Durante décadas, a arbitragem não era independente, tinha um dono, F. C. Porto ou Benfica", afirmou.

Varandas não poupou palavras: "Foram 40 anos de fruta, de escutas, de missas, de agentes a comprarem jogadores para perderem jogos...", disse, acrescentando ainda sobre um lance específico: "Não é penálti sobre Hjulmand, mas não estão preparados para ver erros a favor do Sporting".

As declarações geraram imediata reação do F. C. Porto, que decidiu avançar com uma queixa junto do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, considerando as palavras de Varandas como prejudiciais e infundadas. O clube diz que a inação do Conselho de Disciplina e da APAF frente a estas declarações não é aceitável.

 

O episódio promete aumentar a tensão entre Sporting, F. C. Porto e os organismos do futebol português, reacendendo o debate sobre a transparência e imparcialidade na arbitragem nacional.

FonteJNfotoarquivo

Comentários