Alan Varela decide em Guimarães e dá vitória sofrida ao FC Porto
Publicado em 18/01/2026 23:45 • Atualizado 18/01/2026 23:50
Desporto

8O FC Porto saiu do Estádio D. Afonso Henriques com três pontos importantes ao vencer o Vitória de Guimarães por 1-0, num encontro equilibrado e decidido apenas nos minutos finais. A partida, disputada de forma intensa, teve poucas oportunidades claras, mas acabou por sorrir aos dragões graças à frieza de Alan Varela.

Lançado de início, o médio argentino assumiu papel central na organização portista, dando equilíbrio e qualidade à equipa. Já na segunda parte tinha ameaçado com um remate perigoso e esteve na origem de um lance que terminou com a bola no ferro, após passe a isolar Borja Sainz.

O momento decisivo surgiu aos 85 minutos, quando Telmo Arcanjo cometeu falta sobre o jovem Pietuszewski dentro da área. Chamado a converter a grande penalidade, Alan Varela não tremeu, enganou Bruno Varela e marcou o único golo da partida, selando o triunfo azul e branco.

Do lado do Vitória, destaque para Camara, muito ativo no corredor direito, e para Samu, que se exibiu a bom nível no meio-campo, tanto na recuperação como na circulação de bola. A equipa minhota esteve por cima em vários momentos da segunda parte, mas esbarrou numa exibição decisiva de Diogo Costa, que aos 68 minutos fez uma defesa impressionante a um cabeceamento à queima-roupa de Lebedenko.

Nota ainda para Pietuszewski: com apenas 17 anos, entrou num contexto exigente e acabou por ser decisivo ao conquistar o penálti que definiu o jogo. Uma vitória sofrida, mas preciosa, para o FC Porto num terreno tradicionalmente complicado.

Foto:FCP

 

Comentários