O balanço policial de uma tarde de tensão no exterior do Estádio D. Afonso Henriques inclui a apreensão de armas, droga e material pirotécnico.A envolvente do Estádio D. Afonso Henriques transformou-se num cenário de confrontos este domingo, horas antes do embate entre o Vitória SC e o FC Porto. A intervenção das autoridades resultou na detenção de 37 indivíduos, na sequência de desacatos que marcaram negativamente o pré-jogo em Guimarães.
O rasto das detenções
O foco de maior tensão localizou-se na Alameda da Universidade, junto ao Café Púrpura, onde a polícia efetuou 33 detenções. Os suspeitos estão acusados de participação em rixa e ofensas à integridade física, num contexto de violência em grupo associada a espetáculos desportivos.
Noutros pontos da cidade, a ação policial prosseguiu:
Três pessoas foram detidas na Alameda Doutor Alfredo Pimenta por vandalismo contra viaturas.
Uma detenção foi motivada pela posse de uma arma proibida.
Para além das detenções, as forças de segurança confiscaram diversas substâncias estupefacientes e artigos de pirotecnia, que teriam como destino o interior do recinto desportivo ou as zonas de concentração de adeptos.
Apesar do clima de instabilidade sentido no exterior antes do apito inicial, a partida da Primeira Liga acabou por realizar-se, culminando na vitória tangencial dos dragões por 0-1, num jogo decidido apenas nos instantes finais através de uma grande penalidade.
Fonte - Sic Notícias