As autoridades finlandesas alertaram esta quinta-feira para o risco de drones ucranianos sobrevoarem ou atingirem o território da Finlândia, depois de serem desviados por forças russas.
O major-general Pekka Turunen, chefe do serviço de informações das Forças de Defesa da Finlândia, explicou que a Rússia desenvolveu capacidades técnicas para bloquear sinais de GPS utilizados pelos drones ucranianos, alterando a rota prevista dos aparelhos.
Segundo Helsínquia, a Ucrânia tem como alvo portos russos situados próximo da fronteira finlandesa. Com o bloqueio do GPS, existe o risco de que os drones se desviem e atinjam inadvertidamente o território finlandês.
“Se um drone utilizar o GPS para navegar até ao alvo, pode ser redirecionado para outro local devido ao bloqueio russo”, detalhou Turunen, referindo-se à crescente probabilidade de invasão acidental do espaço aéreo finlandês.
O incidente realça as preocupações em Helsínquia sobre os efeitos colaterais do conflito entre Ucrânia e Rússia, especialmente relativamente à segurança de países vizinhos.
Fonte:Sicnoticias / Photo: Visit Finland