PS escolhe Viseu para congresso nacional de março
Reunião magna do Partido Socialista realiza-se entre 27 e 29 de março, antecedida de eleições internas com José Luís Carneiro como recandidato
Publicado em 22/01/2026 14:10 • Atualizado 22/01/2026 14:13
Política
Partido Socialista

O Partido Socialista vai realizar o seu congresso nacional em Viseu, nos dias 27, 28 e 29 de março, anunciou esta quinta-feira a Federação Distrital do PS. A decisão será formalmente aprovada na Comissão Nacional do partido, marcada para sábado, em Lisboa.

O congresso surge na sequência de um processo eleitoral interno, no qual o atual secretário-geral, José Luís Carneiro, voltará a apresentar-se como candidato ao cargo. As eleições diretas deverão decorrer em meados de março, estando o calendário final dependente da aprovação pelos órgãos nacionais do partido.

Em comunicado, a Federação de Viseu justifica a escolha da cidade com a sua centralidade geográfica, sublinhando a importância de aproximar o partido de todo o território nacional. São igualmente destacados os resultados autárquicos no distrito, nomeadamente a vitória de João Azevedo à Câmara Municipal de Viseu, bem como o crescimento do número de autarquias socialistas e o trabalho de articulação entre as estruturas locais e nacionais.

O presidente da Federação de Viseu do PS, Armando Mourisco, considera que a decisão representa um reconhecimento do trabalho político desenvolvido no distrito e da confiança demonstrada pelas populações, assegurando que a cidade está preparada para acolher um momento central de debate e afirmação do partido.

O mandato de José Luís Carneiro termina este ano, depois de ter assumido a liderança do PS para concluir o ciclo iniciado por Pedro Nuno Santos, que se demitiu após a derrota nas eleições legislativas de maio. A direção socialista procurou definir um calendário que não interferisse com os processos eleitorais autárquico e presidencial, prevendo que o congresso decorra já após a tomada de posse do próximo Presidente da República, a 9 de março.

Além da definição do calendário e do local do congresso, a Comissão Nacional irá ainda discutir e votar os regulamentos eleitorais internos e alterações relativas à organização das Mulheres Socialistas.

Comentários