OMS alerta para crise de profissionais de saúde na Europa
Publicado em 22/01/2026 21:26 • Atualizado 22/01/2026 21:26
Saúde
FESTIVAL

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, alertou esta quinta-feira, no Porto, que a escassez de profissionais de saúde é um dos principais desafios enfrentados pelos 50 países europeus. Apesar de existir atualmente um número recorde de médicos e enfermeiros, o envelhecimento da população agrava a pressão sobre os serviços.

Kluge referiu que, em 2050, uma em cada três pessoas na Europa terá 60 anos ou mais, tornando essencial valorizar os profissionais de saúde. O responsável sublinhou ainda a importância de criar condições de trabalho que permitam a retenção de médicos e enfermeiros, como horários flexíveis e apoio à saúde mental, sem que isso implique sempre custos elevados.

A saúde mental dos trabalhadores é uma preocupação crescente, devido à elevada pressão nos serviços de saúde, destacou Kluge. O diretor da OMS defendeu também a utilização da Inteligência Artificial no setor, não para substituir profissionais, mas para reduzir tarefas administrativas, permitindo que médicos e enfermeiros se concentrem no cuidado direto e na empatia com os pacientes.

Fonte:JN / Foto:Hans Kluge, diretor regional para a Europa da OMS. Foto: Wikimedia Commons / Autor: RC74, 2024.

Comentários