Duas pessoas morreram e quatro continuam desaparecidas depois de um navio cargueiro com bandeira de Singapura ter virado no mar do Sul da China, a cerca de 100 quilómetros a noroeste do recife de Scarborough, uma das zonas mais disputadas da região. A bordo seguiam 21 tripulantes de nacionalidade filipina.
Segundo as autoridades chinesas, 15 pessoas foram resgatadas numa operação conjunta da guarda costeira e da Marinha do Comando do Teatro Sul do Exército de Libertação Popular. Catorze dos sobreviventes encontram-se em estado considerado estável.
O contacto com o navio, identificado como Devon Bay, perdeu-se na noite de quinta-feira, quando seguia para a província chinesa de Guangdong. A guarda costeira das Filipinas confirmou o envio de dois navios e aeronaves para apoiar as operações de busca e salvamento.
O acidente ocorreu numa área marcada por tensões frequentes entre a China e as Filipinas, que disputam o controlo das águas em redor do recife de Scarborough, também reclamado por Vietname, Malásia, Brunei e Taiwan.
Fonte.CNNportugal / © REUTERS/Adrian Portugal/File