Trump celebra acordo que mantém TikTok nos EUA sob controlo americano
Publicado em 23/01/2026 09:14 • Atualizado 23/01/2026 09:16
International
FESTIVAL

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou-se esta sexta-feira satisfeito com o acordo que evita a proibição do TikTok no país, permitindo que a aplicação continue a operar sob controlo de empresas americanas.

Trump destacou, numa mensagem publicada na sua rede social Truth, que o TikTok passará a ser propriedade de “grandes patriotas e investidores americanos” e considerou a rede social uma “voz importante”. Entre os novos acionistas estão a Oracle, MGX, Silver Lake e o bilionário Michael Dell, que controlarão mais de 80% da aplicação nos Estados Unidos, garantindo a sua continuidade no país.

Desde 2019, o TikTok tem sido alvo de pressões para bloqueio por parte de legisladores, universidades, forças armadas e da própria Casa Branca, num contexto de tensão tecnológica e comercial entre os EUA e a China. A aplicação chegou mesmo a ser desligada temporariamente durante 14 horas.

Trump afirmou que o TikTok terá sido determinante para o seu desempenho junto do eleitorado jovem nas eleições presidenciais de 2024 e expressou a esperança de que os utilizadores da rede social se lembrem dele no futuro. O presidente agradeceu também aos membros da sua administração e ao líder chinês Xi Jinping, pela aprovação do acordo.

A ByteDance, empresa-mãe do TikTok, garantiu que a nova estrutura americana irá operar com medidas de proteção que salvaguardam a segurança nacional, incluindo a proteção de dados, segurança de algoritmos, moderação de conteúdos e garantias de software para os utilizadores nos EUA.

Fonte:JN / Foto:Arquivo 

Comentários