O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, pediu esta sexta-feira que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se retrate pelas declarações consideradas “insultuosas e francamente chocantes” sobre as tropas britânicas no Afeganistão.
Starmer prestou homenagem aos 457 militares britânicos mortos e aos milhares feridos durante a intervenção internacional liderada pelos EUA, destacando a coragem e sacrifício dos soldados. “Se eu tivesse dito algo assim, certamente pediria desculpas”, afirmou.
A líder do Partido Conservador, Kemi Badenoch, e familiares das vítimas também exigiram um pedido de desculpas público de Trump. Na quinta-feira, Trump afirmou à Fox News que os soldados de outros países da NATO “permaneceram um pouco afastados da linha da frente”, referindo-se à campanha contra a Al-Qaida após os atentados de 11 de setembro de 2001.
O ministro da Defesa britânico, John Healey, sublinhou na rede social X que os militares do Reino Unido devem ser lembrados como heróis que deram a vida pelo país.
Fonte:JN / Foto:TRWORD