O primeiro-ministro Luís Montenegro apresentou esta segunda-feira, no Palácio da Bolsa, no Porto, a Carteira Digital da Empresa, uma aplicação que pretende facilitar a vida dos empresários e reforçar a competitividade de Portugal. A iniciativa permite consultar documentos como o cartão de empresa, declarações de não dívida à Segurança Social e Autoridade Tributária, além de concentrar todas as faturas emitidas, notificações do Estado e outros dados administrativos.
Montenegro sublinhou que Portugal está “na moda” e atrai o olhar da Europa devido à estabilidade económica, ao crédito internacional, à qualificação dos recursos humanos e à aptidão tecnológica do país. O primeiro-ministro garantiu que não vai desistir de implementar o pacote laboral e reafirmou o compromisso com a flexibilidade no mercado de trabalho, sempre respeitando os direitos dos trabalhadores.
A aplicação, gratuita na sua versão inicial, permitirá futuramente funcionalidades mais avançadas, incluindo criação de empresas, acesso à contratação pública, fundos europeus e relação com a banca, que passarão a ser pagas. O ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Saraiva Matias, explicou que o custo será associado apenas às funcionalidades adicionais.
Estiveram presentes na apresentação altos responsáveis do Governo, incluindo o presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, e os ministros da Justiça, Economia e da Coesão Territorial. Montenegro evitou comentar assuntos relacionados com as eleições presidenciais, dizendo estar focado no país.
Fonte: Jornal de Notícias / Foto:Nuno Patrício - RTP