Na sequência da passagem da depressão Kristin por Portugal, que afetou especialmente o centro e sul do país, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, manifestou solidariedade para com os municípios mais atingidos e garantiu total disponibilidade para mobilizar meios da autarquia sempre que necessário, nomeadamente para Leiria, Coimbra, Figueira da Foz e Vila Franca de Xira.
No concelho de Viana do Castelo, a Proteção Civil Municipal tem acompanhado de forma contínua o impacto da tempestade. Entre a madrugada de domingo, 25 de janeiro, e a manhã desta quarta-feira, 28 de janeiro, foram registadas principalmente inundações (15 ocorrências), queda de estruturas temporárias como painéis publicitários (6 ocorrências) e quedas de árvores (4 ocorrências). Apesar das limitações pontuais, não houve encerramentos definitivos de vias.
O município reforça que a circulação está a ser monitorizada em conjunto com as Juntas e Uniões de Freguesia, especialmente junto às linhas de água. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão previstas ondas de oeste/noroeste de 7 a 8 metros, podendo atingir 14 metros de altura máxima, estando em vigor um aviso vermelho de agitação marítima entre as 03h00 e as 21h00 desta quarta-feira.
A Câmara de Viana do Castelo sublinha o seu compromisso com a segurança da população e a pronta assistência a outros concelhos sempre que necessário, garantindo uma resposta coordenada e eficaz em situações de mau tempo.
Fonte: Câmara Municipal de Viana do Castelo