Infantino defende regresso das equipas russas às competições
Publicado em 02/02/2026 17:11 • Atualizado 02/02/2026 17:12
Desporto
FIFA Chief Gianni Infantino

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, defendeu recentemente que as equipas russas devem voltar a competir nas competições internacionais de futebol, decisão que se encontra suspensa desde a invasão da Ucrânia em 2022.

Em entrevista ao canal britânico Sky Sports, Infantino afirmou que o veto atual não teve resultados positivos, apenas gerando “mais frustração e ódio”. O dirigente sugeriu que a reintegração comece pelas categorias de formação, permitindo que jovens jogadores russos possam disputar partidas noutros países europeus.

“Este boicote não conseguiu nada. Que os meninos e meninas da Rússia possam jogar futebol em outras partes da Europa pode ajudar”, disse Infantino. Acrescentou que vetos semelhantes a outros países, como Israel, devido a conflitos como a guerra na Faixa de Gaza, seriam uma “derrota”.

O presidente da FIFA salientou ainda que os estatutos da entidade devem garantir que nenhum país seja impedido de competir por atos políticos dos seus líderes.

Durante a entrevista, Infantino comentou também sobre Donald Trump, a quem atribuiu o Prémio da Paz oferecido pela FIFA, considerando-o merecedor pelo papel desempenhado na resolução de conflitos e salvamento de vidas.

O Mundial de 2026 será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá, ainda com grupos parcialmente definidos, nos quais Portugal está incluído.

Fonte da notícia: Maisfutebol 
Fonte da foto: © Ton Molina/Getty Images

Comentários