BMW faz recall de centenas de milhares de veículos por risco de incêndio
Defeito no motor de arranque obriga à substituição de componentes em 16 modelos produzidos entre 2020 e 2022
Publicado em 11/02/2026 21:15 • Atualizado 11/02/2026 21:15
Economia
FESTIVAL

A BMW anunciou esta quarta-feira a recolha de centenas de milhares de veículos em todo o mundo devido a um risco potencial de incêndio, causado por um defeito no motor de arranque. O problema foi detetado em 16 modelos produzidos entre julho de 2020 e julho de 2022, incluindo veículos que receberam posteriormente motores de arranque defeituosos em reparações.

Segundo a fabricante alemã, o desgaste de um componente do motor de arranque pode impedir o arranque correto do motor, levando a curto-circuitos e sobreaquecimento local, com possibilidade de incêndio. Como medida de precaução, a BMW recomenda que os proprietários não deixem os veículos sem vigilância após ligar o motor. Todos os motores de arranque afetados devem ser substituídos, e em alguns casos também será necessária a troca da bateria.

O porta-voz da empresa não confirmou o número exato de veículos afetados, mas estimativas indicam cerca de 575 mil unidades globalmente. Este recall surge após outra grande recolha em 2024, quando 1,5 milhões de carros foram chamados devido a um defeito no sistema de travagem. A BMW assegura que o novo recall terá impacto mínimo nos resultados financeiros do grupo.

Fonte:JN / Foto:

Comentários