A Iniciativa Liberal (IL) requereu esta semana a audição urgente de vários ministros e nomeados no Parlamento, na sequência de decisões polémicas em três áreas estratégicas: Reforma do Estado, Energia e Saúde.
Entre os casos destacados está a nomeação de Frederico Perestrelo Pinto, irmão do chefe de gabinete do primeiro-ministro, para consultor coordenador do Grupo de Trabalho para a Reforma do Estado. Com apenas 25 anos e experiência prévia como estagiário na EDP Renováveis, em Madrid, a sua escolha foi assinada pelos ministros das Finanças, da Presidência e da Reforma do Estado, gerando críticas quanto aos critérios de seleção e competências técnicas.
A IL sublinha que o grupo de trabalho cresceu rapidamente, passando a integrar até 28 elementos, incluindo consultores recrutados especificamente, pelo que considera importante esclarecer como foram feitas as escolhas e avaliar as competências dos nomeados. O Ministério da Reforma do Estado justificou a nomeação com “excelentes notas” obtidas em licenciatura e mestrado em universidades prestigiadas e assegurou que houve processo de recrutamento com entrevista.
Outro foco de controvérsia envolve Fábio José Alves Teixeira, licenciado em Enfermagem em 2018, nomeado coordenador na Estrutura de Missão para o Licenciamento de Projetos de Energias Renováveis 2030 (EMER 2030). A IL solicita a sua audição, bem como do presidente da EMER 2030, para esclarecer prioridades e metas da estrutura, questionando a pertinência da sua experiência profissional no setor da energia.
Por fim, a IL aponta a situação de Sandra Cavaca, ex-presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), nomeada presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde Amadora-Sintra. Apesar do percurso em gestão central da saúde, a sua experiência não inclui administração hospitalar direta, o que motivou o pedido de audição na Comissão de Saúde para clarificar competências e visão estratégica.
A Iniciativa Liberal justifica os pedidos com a necessidade de transparência, clarificação de critérios de seleção e avaliação de competências técnicas, dada a relevância estratégica e dimensão das funções em questão.
Fonte:CNN Portugal / Foto:Rede Social X