A Polícia Judiciária (PJ) concretizou esta sexta-feira a extradição para a Alemanha da mulher de 66 anos detida em flagrante delito em agosto de 2025, na operação “Albus”, que levou à apreensão de 263 quilos de droga num veleiro ao largo dos Açores.
O homem de 58 anos, outro tripulante do mesmo barco, já tinha sido entregue às autoridades alemãs na quinta-feira. A mulher encontrava-se em prisão preventiva desde a detenção e a extradição surge no âmbito de cooperação internacional entre diversas entidades.
A operação “Albus” foi conduzida pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ, com o apoio do Departamento de Investigação Criminal dos Açores, no âmbito de inquérito do DIAP de Lisboa. Contou ainda com a colaboração de organismos internacionais, incluindo o Bundeskriminalamt (Alemanha), a DEA (EUA), a DNRED (França), a National Crime Agency (Reino Unido) e o Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics (Lisboa).
A ação resultou na detenção imediata dos dois tripulantes durante a travessia do Atlântico, cujo veleiro transportava a droga proveniente da América Latina, e na entrega formal dos envolvidos às autoridades estrangeiras para prosseguimento dos processos judiciais.
Fonte:JN / Foto:PJ