O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou esta quinta‑feira que será conhecido nos próximos 10 dias se Washington e Teerão conseguem chegar a um acordo “significativo” sobre o controlo do programa nuclear iraniano — um passo que chamou de essencial para a estabilidade no Oriente Médio.
Falando durante a reunião inaugural do chamado Board of Peace em Washington, Trump afirmou que as conversas entre enviado norte‑americanos e representantes iranianos têm sido positivas, mas advertiu que, sem um entendimento claro, “coisas ruins acontecerão” e os EUA podem ter de tomar outras medidas.
O presidente norte‑americano não especificou que tipo de ações podem suceder caso não haja acordo dentro desse prazo, deixando a porta aberta para reforçar pressão política ou militar sobre o Irão. A posição surge em meio a um significativo reforço militar norte‑americano no Médio Oriente e negociações indiretas em curso entre os dois países.
Até agora, Teerão insiste que o seu programa nuclear tem fins pacíficos, enquanto os Estados Unidos e aliados como Israel continuam céticos e exigem garantias mais estritas sobre restrições e inspeções, em negociações que procuram evitar uma escalada no conflito regional.
Fonte:Lusa