O Governo português anunciou hoje que pretende aprovar a versão final do Plano Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência (PTRR) no início de abril, mas só definirá o envelope financeiro após um período de auscultação nacional com partidos, sociedade civil e outras entidades.
O primeiro‑ministro Luís Montenegro explicou que a consulta nacional permitirá incorporar diversas opiniões e garantir maior consenso antes de fixar o valor final do plano, que foi criado na sequência dos impactos do mau tempo que afetou o país nas últimas semanas.
O anúncio foi feito no final da reunião semanal do Conselho de Ministros, que aprovou as linhas gerais do PTRR, e precede reuniões já marcadas com todos os partidos com assento parlamentar para debater o programa.
O PTRR, que pretende apoiar a recuperação de populações e empresas afetadas e reforçar a resiliência económica e territorial de Portugal, será também alvo de diálogo com o atual e o futuro Presidente da República, no quadro de um “ambiente interpartidário”, segundo declarações de Marcelo Rebelo de Sousa.
Fonte:Lusa / Foto:Antonio Cotrim