MENU
“Venezuela em alerta máximo: série de sismos atinge Caracas e mobiliza proteção civil em todo o país”
Publicado em 25/09/2025 08:26
Noticias

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou que foram mobilizadas forças de segurança e a Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) em todo o país, após o registo de 10 sismos e 21 réplicas nas últimas sete horas.

Rodríguez informou que, felizmente, não houve registo de vítimas humanas, mas que o Presidente Nicolás Maduro acionou o sistema de proteção civil em resposta à sequência de tremores. Entre os abalos, destacam-se sismos de magnitude 6,3 e 4,0, com epicentros localizados no estado de Zulia, no oeste do país, onde se encontra ativa uma falha tectónica.

O sismo mais forte, de magnitude 6,3, foi sentido em Caracas e em várias cidades da Colômbia, incluindo Bogotá, provocando a evacuação de edifícios, mas sem causar vítimas. O epicentro deste terramoto situou-se a poucos quilómetros de Mene Grande, uma região petrolífera perto do lago Maracaibo, numa zona pouco povoada.

Segundo os serviços geológicos venezuelanos e o Instituto de Estudos Geológicos dos Estados Unidos (USGS), o país registou ainda um sismo anterior de magnitude 5,4 e várias réplicas, algumas superiores a 6. O fenómeno afetou, além de Zulia, cidades como Táchira, Lara, Mérida, Barinas, Trujillo, Aragua e a capital Caracas.

 

O governador de Zulia, Luis Caldera, informou que as autoridades estão a avaliar danos em infraestruturas críticas, incluindo hospitais, igrejas e pontes, resultantes do primeiro tremor.

Comentários