A tempestade Gabrielle passou este fim de semana pelos Açores, trazendo vento muito forte, chuva intensa e mar alteroso. O fenómeno, que chegou a atingir a categoria de furacão, colocou várias ilhas sob aviso vermelho, com ondas que chegaram a rondar os 18 metros e rajadas de vento que obrigaram ao encerramento de portos e ao cancelamento de voos.
De acordo com as autoridades regionais, foram registadas dezenas de ocorrências, sobretudo quedas de árvores, danos em telhados e pequenas inundações. Apesar da violência da tempestade, não houve vítimas a lamentar.
No continente, Gabrielle fez-se sentir de forma mais suave, mas ainda assim o IPMA colocou os distritos de Faro, Lisboa e Setúbal sob aviso devido à agitação marítima, com ondas que atingiram entre quatro e cinco metros na costa ocidental.
Com a tempestade agora a deslocar-se para norte e já em fase de enfraquecimento, os serviços de proteção civil alertam para a necessidade de manter cuidados redobrados junto ao litoral, lembrando que a instabilidade típica do outono pode trazer novos episódios de mau tempo nos próximos dias.